terça-feira, 27 de agosto de 2019

Briefing da Bauducco

CENTRO PAULA SOUZA
ETEC PROF. JOSÉ SAINT’ANA DE CASTRO
Curso Técnico em Marketing



Isabela Giovani
Marcela Belfort
Matheus Andrade
Polyana Bueno
Savio Lopes

Briefing:

1)      IDENTIFICAÇÃO
ü  Cliente:

A Bauducco é uma empresa tradicional, tendo como público alvo a família, atingindo, em média, está incluídos homens e mulheres, com idade de 20 a 70 anos, das classes A, B, C. Atualmente a empresa está dando grande foco ao público jovem, através do ambiente virtual. De uma maneira geral, o público alvo da Bauducco não se restringe a uma faixa etária, seus produtos são destinados a todos os públicos.
Segundo a premiação do Top of Women, prêmio precedido por um estudo que aponta as empresas preferidas do público feminino brasileiro, a Bauducco se localiza em terceiro lugar no ranking de alimentação. Utilizando mídias digitais, em parceria com a Snickers, a Bauducco lançou um novo produto para alcançar o público jovem, em um post fake nas redes sociais, que auxiliou a aumentar cerca de 12% em vendas, mais de 870 mil interações no Facebook, crescimento de 245% em buscas no Google e mais de R$ 6 milhões em mídia espontânea.


ü  Produto:


Resultado de imagem para bauducco pngA empresa Bauducco atua no segmento alimentício, líder de mercado em segmentos de produtos forneados como panettones, colombas, torradas e biscoitos waffers, produzindo diariamente cerca de 23 milhões de biscoitos.
Em sua linha de Natal, o maior ícone é o tradicional panettone, enquanto sua de Páscoa inclui biscoitos especiais, como o creamy cookie e Colombas.
No segmento de mercado de foodservice, a Bauducco possui produtos práticos e de alta qualidade, incluindo Wafers, amanteigados, maizena, barrinhas, cookies, bolinhos, torradas e salgados. Em um levantamento do prêmio Top of Wellness, conduzido pelo Grupo Abril, a empresa é apontada como a marca favorita dos brasileiros na categoria Café da manhã. 

ü  Responsável:

Resultado de imagem para pandurata alimentosA proprietária da marca Bauducco é a Pandurata Alimentos Ltda, uma empresa  brasileira de alimentação e logística  que possui aquisição de outras empresas do setor alimentício e acordos com empresas internacionais como a chocolates e Ovomaltine. O atual diretor da Bauducco, Massimo Bauducco, neto do fundador da empresa, Carlo Bauducco.

1)      ANUNCIANTE

Como já descrito anteriormente, a Bauducco é líder de mercado em segmentos de produtos forneados e uma das empresas mais queridas do Brasil.
Sua história se iniciou em 1948 quando o representante comercial Carlo Bauducco chegou ao Brasil e em 60 de história se tornou o que é hoje, como demonstra seu breve histórico, descrito no site oficial da Bauducco.

A) Breve histórico da empresa

1948
Resultado de imagem para fundador da bauduccoCarlo Bauducco, empreendedor italiano, chega ao Brasil. Trouxe com ele uma receita de família, um precioso pedaço de massa viva e o sonho de abrir o seu próprio negócio em São Paulo.

1952
Com o fim da lei que obrigava estrangeiros a terem sócios brasileiros, a família finalmente pôde abrir a sua própria doceira no bairro do Brás. Foi lá que o Sr. Carlo, a Dona Margherita e o jovem Luigi criaram o primeiro Panetone Bauducco.

1962
Dez anos depois, os negócios não paravam de crescer. Com pedidos vindos de todo o país, a Bauducco inaugurou a sua primeira fábrica em Guarulhos–SP.


1965
Até essa data, os Panetones eram embalados à mão com papel de seda. Bonitos, mas pouco práticos. Sr. Carlo, então, criou as icônicas embalagens em caixinha.
Resultado de imagem para primeiros pannetones bauducco

Imagem 01. Exemplo das Primeiras embalagens em caixa dos panetones Bauducco

Fonte. Bauducco.com (2019)

1972
As primeiras campanhas publicitárias da Bauducco foram veiculadas na TV. Os filmes mostravam o Sr. Bauducco com seu filho, preparando receitas deliciosas para todos os parentes. A mensagem é verdadeira: tudo o que a Bauducco faz é de coração.

1978
Massimo criou o Chocottone para um projeto da faculdade. Sr. Carlo, seu avô, foi convencido de que a ideia era fantástica e decidiu materializá-la. Juntar Panetone com chocolate não tinha como dar errado.

1979
Quando o primeiro Panetone Bauducco chegou de navio aos Estados Unidos, a Bauducco conquistou as Américas. Era questão de tempo até a tradição do Natal se espalhar pelo mundo.

1990
No começo dos anos 1990, a demanda por Panettones e o sucesso de novos produtos fizeram a Bauducco abrir a sua segunda fábrica. No final da década, foi criada a identidade visual vermelha e amarela, hoje característica da marca.
2012
A Casa Bauducco surgiu em 2012, com a ideia de ter a alma de um negócio familiar: Panetones especiais, foccacias, brownies, biscoitos feitos artesanalmente, com ingredientes cuidadosamente selecionados.
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2014
A Bauducco lança sua marca de produtos integrais: a Cereale. Feita com cereais integrais e ricas em fibras, a linha Bauducco Cereale.

2017
Em 5 anos, a rede de lojas Casa Bauducco chegou a 49 unidades. Lojas Casa Bauducco nos estados de SP, RJ, PR, MG, GO, DF, ES, SC, RS. Loja Bauducco nos estados de SP e MG. Atualmente, a empresa atua em mais de 50 mercados, entre eles os Estados Unidos.

B) Composição industrial do produto (matéria-prima).

As principais composições dos produtos da Bauducco se caracterizam pela seleção dos ingredientes.
Resultado de imagem para fabrica da bauduccoAs uvas passas, que vão à massa do produto, já vêm selecionadas, mas passam por uma segunda seleção manual dentro da fábrica Bauducco.
As frutas cristalizadas (que são laranja, mamão e cidra) já chegam à linha de produção picadas e na porção exata para serem adicionadas a cada receita.
Além disso, todos os lotes de farinha que chegam à fábrica (às vezes, um caminhão leva mais de um lote) têm uma amostra retirada para testes.
Em laboratório, são verificadas a força e a elasticidade da farinha, por exemplo. Só entra na fábrica o produto que estiver dentro do padrão de qualidade, segundo a própria Bauducco em uma entrevista a portal G1.
A massa dos produtos levam basicamente farinha, ovos, manteiga, açúcar, água e fermento natural. Segundo a Bauducco, é o fermento (chamado de massa madre) o segredo do seu produto. Trata-se de uma massa viva, alimentada constantemente e manualmente com farinha e água. Sua base é a mesma há 65 anos e foi trazida de navio de Turim, na Itália, pelo Sr. Bauducco.
Dentro de um grande "tonel" metálico, a amostra de fermento é misturada a mais farinha, ovos e açúcar. A mistura é então despejada em um grande recipiente de plástico com rodinhas e vai para uma "sala de descanso", uma espécie de estufa, para crescer, num processo de fermentação natural.
A massa já crescida é então depositada no tacho de uma batedeira gigante. Nesta etapa, recebe mais farinha, água (que desce por canos), manteiga e é misturada. Tudo é dosado automaticamente e a proporção de cada ingrediente, claro, é secreta.
Nesta etapa, a massa recebe então as frutas cristalizadas e, na sequência, as uvas passas. As frutas são depositadas manualmente e já vêm num recipiente que contém a quantidade exata necessária para cada receita.
Do funil, a massa vai para uma máquina onde é cortada na porção exata de cada produto. Elas são levadas até um ambiente onde ficam para descansar novamente e crescer mais um pouco, a câmara de fermentação.
Depois de crescido, os produtos seguem para o forno. Já assado, o panetone segue por uma esteira até a linha de embalagem. Os saquinhos plásticos que envolvem o produto ficam empilhados e são separados e abertos mecanicamente.

Imagem 02. Porções da "massa madre" usada na fabricação do panetone da Bauducco



C) Política de vendas da empresa (prazos, descontos e promoções).

A Bauducco, com base nas práticas da “boa conduta” prescritos no Código de Conduta Ética da Pandurata Alimentos, busca o constante aprimoramento dos seus processos e produtos, utilizando as mais modernas práticas para a obtenção dos melhores padrões de qualidade, dos menores custos de produção, em face de concorrência, o menor impacto ambiental e, por conseguinte, da satisfação dos clientes.
Os requisitos e as expectativas dos Clientes devem ser considerados, e todos aqueles que forem acordados devem ser rigorosamente cumpridos. A Bauducco não discrimina Clientes, seja por origem, porte econômico ou localização.
No entanto, reserva-se o direito de encerrar qualquer relação comercial sempre que seus interesses não estiverem sendo atendidos ou, ainda, quando o relacionamento representar risco legal, social ou ambiental.
Cada produto deve seguir rigorosamente as exigências regulamentares e legais do mercado alimentício. É proibido fazer pagamentos impróprios a qualquer pessoa com o intuito de facilitar a venda de nossos produtos ou serviços, mesmo à custa de perdermos oportunidades de negócios.
É de nossa responsabilidade a confidencialidade das informações sigilosas a nós repassadas por nossos Clientes e Parceiros.
ü  Indicação do nome do produto, serviço, marca ou empresa;

A empresa possui o nome de Bauducco graças ao sobrenome do fundador, Carlo Bauducco.

ü  Categoria (tipo de produto ou serviço - ramo de atividade ou negócio);

A Bauducco atua no ramo alimentício, na produção de produtos forneados, como panetones, colombas, torradas e biscoitos.
                                    
ü  Local, forma e frequência de uso do produto, serviço ou marca;

Foi em 1979 que o primeiro carregamento de panetone embarcou de navio rumo aos Estados Unidos. Mas foi a partir de 2000 que a Bauducco começou uma forte expansão internacional para vários países ao redor do mundo. Porém, a grande sedução vem do mercado americano. Lá, a empresa inaugurou em 2005 uma subsidiária, a Bauducco Foods, responsável pela coordenação de oito distribuidores locais. O principal objetivo é atender as grandes redes de supermercados americanas. A Walmart fechou um contrato para abastecer suas lojas da Flórida. Também é possível encontrar torradas, biscoitos e panetone Bauducco na Walgreens, maior rede de lojas de farmácia e conveniência do país. A menina dos olhos da família, porém, é o contrato com a Target, segunda maior empresa de varejo dos Estados Unidos. A Bauducco foi à primeira marca brasileira a ocupar espaço nas gôndolas deste gigante. Outra subsidiária foi inaugurada na Argentina. Em 2012 a marca resolveu ingressar no segmento de varejo com a inauguração da primeira Casa Bauducco, em São Paulo. Apenas a venda de itens exclusivos e diferenciados como deliciosos e irresistíveis pães, biscoitos, cookies, panetone, crostatas e toda uma linha especial de produtos fabricados com o carinho da Bauducco. A empresa comercializa seus produtos através de 150 mil pontos de venda no Brasil. Atualmente a Bauducco possui cinco fábricas (localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas), com capacidade para produzir mais de 200.000 toneladas anualmente, e sete centros de distribuição, empregando 3.500 funcionários. Os produtos da marca são vendidos em 50 países, entre os quais Estados Unidos, Japão, Portugal e Argentina. As exportações representam hoje 15% do faturamento da empresa.

ü  Embalagens (tipo de material, peso, conteúdo, formatos, etc);

ü  Preços praticados (revendedor/consumidor);

ü  Onde o produto pode ser encontrado (Distribuição/Pontos-de-venda);

Supermercados, Atacados, Casa Bauducco, Lojas Bauducco, entre outros.

ü  Imagem do produto no mercado;

ü  Pontos positivos (vantagens);

Entre os principais pontos positivos da Bauducco se encontram uma grande linha de produtos, desde Torradas, Wafer, Cookies, Bolos, Wafer, entre outros.
Além disso, uma das características principais da Bauducco é sua grande busca na abrangência a todos os tipos de públicos, desde o público infantil ao idoso, buscando atender, também, a diversas classes sociais.
Outra grande vantagem está no fato da Bauducco ser líder de mercado em segmentos de produtos forneados, possuindo uma linha de produção capaz de produzir em altas quantidades, chegando, diariamente a cerca de 23 milhões de biscoitos.
Mas seu maior ponto forte, e o que faz a marca ser o que ela se tornou hoje, residem no tratamento ao cliente. Um fato que ilustra a boa vontade da Bauducco aos seus clientes é o caso dos waffers quebrados
Esse caso ocorreu ao lado da fábrica, em Guarulhos, em uma loja para venda dos produtos da marca. Alguns desses são refugos do padrão de qualidade, geralmente por problemas na embalagem ou quebra, mas que são bons para consumo mesmo assim.
Esses produtos eram vendidos com um valor residual, em uma embalagem genérica. Um dia, eu estava na loja quando chegou uma senhora pedindo o “saco grande de waffers quebrado”, produto que normalmente era comercializado como aproveitamento de produção fora do padrão.
Ela era uma doceira da região e utilizava esses biscoitos para baratear as suas receitas. Por uma melhoria técnica nos equipamentos e processos de fabricação, não tinha mais disponível essa versão, ou seja, não havia mais perdas de produção.
Ela, muito triste, pediu uma solução, pois isso iria inviabilizar a sua fonte de renda. Ligaram para o Sr. Luigi Bauducco, pai do Massimo, que ficava no prédio ao lado e na mesma hora a sua orientação foi “Quebrem na fábrica os waffers e voltem a oferecer essa opção!”.
Isso deve ser um dos maiores exemplos de como entender e atender um cliente.

ü  Pontos negativos (desvantagens);

As principais desvantagens da Bauducco se caracterizam pelo alto nível de queda de vendas de seus produtos gerais em épocas sazonais, tendo seu foco maior destinado apenas a Colombas e Panetones.
Outra desvantagem corresponde está no foco que a empresa dar a produtos sazonais, sendo que épocas não sazonais (que não se caracterizam por feriados), os produtos da Bauducco possuem baixo índice de vendas e procura na mídia digital.
Por fim, outro ponto fraco perceptível se localiza em diversos segmentos de panetones, que possuem um preço bem maior do que em outros países, afastando diversas pessoas da marca pela falta de produtos acessíveis.

ü  Principais características diferenciadoras da concorrência;

Entre suas principais características que diferenciam a Bauducco da concorrência está localizada em seu Crescimento econômico no mercado alimentício, além do elevado crescimento no marketing digital da empresa, algo que diversas empresas na área de forneados nacionais não utilizam.
Mas sua grande característica, que atrai seu público mais antigo é o conceito de fabricação de produtos caseiros, além da fermentação natural dos panetones e alta qualidade dos produtos.

ü  Situação atual do anunciante - problemas x oportunidades

Foi em 1979 que o primeiro carregamento de Panetone embarcou de navio rumo aos Estados Unidos. Mas foi a partir de 2000 que a Bauducco começou uma forte expansão internacional para vários países ao redor do mundo. Porém, a grande sedução vem do mercado americano. Lá, a empresa inaugurou em 2005 uma subsidiária, a Bauducco Foods, responsável pela coordenação de oito distribuidores locais. O principal objetivo é atender as grandes redes de supermercados americanas. A Walmart fechou um contrato para abastecer suas lojas da Flórida. Também é possível encontrar torradas, biscoitos e panetone Bauducco na Walgreens, maior rede de lojas de farmácia e conveniência do país. A menina dos olhos da família, porém, é o contrato com a Target, segunda maior empresa de varejo dos Estados Unidos. A Bauducco foi à primeira marca brasileira a ocupar espaço nas gôndolas deste gigante. Outra subsidiária foi inaugurada na Argentina.

ü  Propagandas e campanhas anteriores


1)      PÚBLICO-ALVO

ü  Perfil do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade, etc.);

Como já descrito anteriormente, a Bauducco é uma empresa tradicional, com seu principal público-alvo sendo a família, algo destacado por seu slogan: “Da família Bauducco para a sua família”, não se restringindo a uma faixa etária única, buscando sempre novas estratégias para alcançar todos os públicos.
Atualmente, seu maior alcance se localiza entre homens e mulheres, de 20 a 60 anos, da classe A, B e C, normalmente se caracterizando como uma marca favorita entre pais de família e aposentados. No segmento feminino, é possível observar que a Bauducco se encontra como uma das marcas prediletas, sendo destacada na premiação do Top of Women, que aponta as empresas preferidas do público feminino brasileiro, demonstrando que a Bauducco também possui grande alcance no público feminino de 20 a 40 anos, localizando-se em terceiro lugar no ranking de alimentação.
No segmento de juvenil, a Bauducco aposta em jovens de 12 a 21 anos, principalmente estudantes, também de classe média, que se utilizam, constantemente de redes e mídias digitais. Uma pesquisa realizada pela Kantar Millward Brown apontou que, entre o público jovem, a Bauducco constou com 33% de popularidade na categoria de biscoitos e forneados. Conforme descreveu André Britto, diretor de marketing da Bauducco em uma entrevista ao site EXAME, a empresa busca ter 25% do seu crescimento puxado pelo público jovem, que hoje lidera as vendas do portfólio de biscoitos da fabricante. Ainda na entrevista, o diretor de marketing, demonstrou o grande foco em redes sociais que a empresa está buscando atingir, investindo 100% em médias digitais, demonstrando que outra grande parte do foco é nos públicos alvos jovens que se utilizam em demasiado o ambiente virtual.
Um caso de sucesso que ocorreu em 2018 da Bauducco no segmento juvenil, que aumentou as vendas de Colomba Pascal em cerca de 12% foi o anúncio de um produto em um post fake nas redes sociais da Bauducco, apresentando o Colomba Pascal® com 200% mais uvas passas, seguindo um tom de brincadeira e jovial, carregados de memes. O resultado dessa estratégia foi mais 870 mil interações no Facebook e crescimento de 245% em buscas no Google do aumento de 12% em vendas.


Imagem 03. Estratégia no Facebook com o produto Colomba Pascal com 200% mais passas.
Imagem relacionada
Fonte: Facebook Bauducco (2018)

ü  Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra, quantidade comprada, preferências por sabores, etc.);

De acordo com uma pesquisa proporcionada pelo Google Trend, o crescimento de buscas e compras online, que remetem ao termo Bauducco, possui um impressionante pico de popularidade em Dezembro de 2018, demonstrando a época de maior interesse do público pela Bauducco, destacando temporadas sazonais, principalmente o Natal, como pode ser vista na imagem abaixo.


Imagem 04. Níveis de pesquisa com o termo Bauducco, entre 2014 a 2019.
Fonte: Google Trend (2019)

Ainda de acordo com a imagem, pode se observar que o grande período de compras da empresa parte de épocas sazonais, como Natal e Páscoa, mas a maior parte de procura no natal, época onde aumenta esporadicamente o número de vendas em Panetones. De acordo com seu portfólio oficial de 2018, o produto mais vendido da empresa é seu tradicional Panetone que, de acordo com os dados levantados, cerca de 97% da população brasileira conhecem e cerca de 91%  de seu público consumiram no último ano.

ü  Razões de compra do produto (Racional/Emocional):

Como visto na pesquisa de Top of Mind de 2016, a Bauducco ficou em primeiro lugar no segmento de Panetones com 45% das menções dos entrevistados. Como destaca o ex-diretor de marketing da Bauducco, Marcello Gelo, a Bauducco é a principal marca de panetone do Brasil, com cerca de 50% do mercado.
De acordo com esses dados é possível verificar a grande influencia que a marca de Panetones Bauducco possui no imaginário público.

Imagem 05. Bauducco no Top of Mind, com 45% de menções.
Fonte: Folha de São Paulo (2016)

Por mais que seja a mais consumida e lembrada pelos consumidores, certos segmentos de Panetones Bauducco estão entre os mais caros do mercado, sendo mais mencionada entre as classes A/B (63%), entre os mais ricos (69%) e, principalmente, no Sudeste (62%). A Bauducco é uma das principais empresas que o consumidor lembra no setor de panetones, isso ocorre graças a sua valorização no mercado, através de diversas propagandas, adentrando no imaginário do público, gerando um apego emocional no público, mesmo não sendo uma das marcas mais baratas do mercado.
O público alvo da empresa normalmente conta com consumidores mais emocionais, por esse motivo grande parte das propagandas da Bauducco, normalmente com cantores em alta, como é o caso recente da maior promoção da história da Bauducco com o Show da Sandy & Junior, sempre focando em questões emocionais e na família.

2)      CONCORRÊNCIA

ü  1º Concorrente: Mondelēz

O maior concorrente da Bauducco no ramo de biscoitos. Construindo a imagem de melhor empresa de snacks do mundo, a Mondelēz Internacional é líder mundial em biscoitos, chocolates, balas e bebidas em pó em mais de 160 países, carregando no Brasil marcas de biscoitos concorrentes a Bauducco como os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas.

ü  Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.

A Mondelez é nº1 em vendas de biscoitos, chocolates, chicletes e bebidas em pó, se tornando um grande desafio para a Bauducco na área de biscoitos.
Entre os preços praticados dessa área, temos a média de a unidade de biscoito Oreo, sendo com preço médio de R$3,00 a R$5,00 enquanto os biscoitos Club Social e Trakinas possuem em media R$3,00 e R$2,00 respectivamente.
A Mondelez também atua, fortemente, no ambiente virtual, contando, atualmente, com duas plataformas de vendas online - a loja Lacta e a Loja Mondelez, focada para vendas a lojas, vendendo produtos também através de encomendas e em lojas de varejo.
Os métodos de promoções mais utilizados pela empresa se caracterizam por estratégias voltadas a experimentação, com diversas ações em principais redes varejistas do país, além de forte divulgação nas redes sociais e nos pontos de vendas com materiais exclusivos, além de sorteios semanais, em alguns casos.
De acordo com uma entrevista feita ao blog “Mundo do Marketing”, a Mondelez Brasil ressaltou que muitas de suas estratégias de marca são a mesma para todo o país, mas em alguns casos utilizam linguagens totalmente customizadas para atingir o mercado local.
                             
ü  Pontos positivos (vantagens)

Entre os principais pontos fortes da Mondelez, o fato de ser uma marca dominante é uma das maiores, além de ser uma das mais conhecidas do mercado na área de snacks (lanches em uma tradução literal).
Outra grande vantagem condizente a empresa está em suas marcas e categorias, extremamente atrativas no mercado.
Entre outras vantagens, a Mondelez se destaca como a empresa do segmento de snack mais bem avaliadas entre as 50 melhores colocadas do ranking Love Mondays de 2017, como uma das empresas mais amadas pelos seus funcionários.
Ainda nesse estudo, a diretora de RH da Mondelez Brasil, descreveu a flexibilidade como um dos maiores pontos forte da empresa.

ü  Pontos negativos (desvantagens)

Embora a Mondelez tenha uma excelente equipe de administração, a execução não tem sido boa. Em particular, a Mondelez Brasil foi prejudicada por erros em preços, gerando pouco lucro graças a preços maiores e procuras menores que o esperado, fato que acaba causando, em alguns casos, facilidade aos rivais com menor custo conseguirem ter maior alcance a esse segmento do mercado.
Além disso, suas vendas de chicletes, que juntamente com doces representa cerca de 15% do mix de vendas, tem sido um ponto fraco persistente para a Mondelez, com a empresa experimentando grandes quedas de volume. 


ü  Propaganda utilizada

Grande parte das propagandas utilizadas em planos de mídia da Mondelez Brasil focam, normalmente, com veiculações em TV, ações em redes sociais e mídias digitais, exposições em mobiliário urbano, além de merchans em programas de TV como Pânico e programa do Porchat. 

ü  2º Concorrente: Adria

Adria

ü  Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.

Há diversos produtos da Adria, e entre eles temos as tortinhas (Biscoito) que o preço vai de R$1,99 até R$2,90. A bolacha Creme cracker vai de R$1,89 até R vc2,29, enquanto a média de preços da torrada varia R$2,75 á R$2,85. Além disso, a Adria vende vários tipos de biscoitos, que podem ir de R$1,79 á R$3,39.
Todos esses produtos normalmente são enviados para estabelecimentos como supermercado, comércios, lojas entre outras que vendem alimentos.
Ela tende a promover o produto dela ao público infantil, como bolacha e biscoitos, desenhos famosos ou criados por ela para colocar estampado no pacote dos produtos para chamar a atenção das crianças, sem contar com campanhas também, e o publico adulto, principalmente feminino, com suas receitas no site disponíveis a todos.
Sem contar que ela está presente na maioria das redes sociais, como facebook, instagram e youtube se mantendo atualizada para saber mais sobre seus consumidores e divulgação.

ü  Pontos positivos (vantagens): A Adria está vinculada com o público jovem e com o público adulto por ser uma marca de produtos como macarrão ,  e sobre o público jovem, a Bauducco quer conquistar, então a Adria está mais ligada no público jovem que a Bauducco que está reconquistando

ü  Pontos negativos (desvantagens)
O site dela não é muito personalizado, faltando mais criatividade na página, pois não chama atenção, e ela tem problemas relacionados a produtos com defeito e com a  devolução.Ela também perde no número de inscritos no YouTube, pois a Bauducco ganha
ü  Propaganda utilizada


A Adria trabalha nas suas propagandas que o produto dela é um pequeno detalhe, mas que detalhes mudam tudo, querendo mostrar que seu dia pode ser mais feliz com os pequenos detalhes que são os produtos dela, e na propaganda ela tenta atingir todo o publico, desde criança até idosos, com produtos de biscoito á lasanha, que passa mais na tv, e que na internet ela é focada com campanhas
ü  4º Concorrente: Marilan

Um dos concorrentes é Marilan, uma empresa multicategoria, atuando em Biscoitos, Torradas, Chocolates e Snacks. Sua linha de produtos compõe-se de mais de 100 itens, entre biscoitos Salgados, Doces, Amanteigados, Rosquinhas, Recheados, Infantis, Wafers, Moldados Especiais e Cookies.

ü  Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.

Em média, o preço dos produtos da Marilan está entre R$4,00 a unidade de biscoitos Marilan, enquanto os recheados possuem uma média de R$12,00.
Seus principais pontos de vendas são encomendas por telefone e por lojas que distribuem seus produtos. Sua fábrica fica localizada em Marília, mas os biscoitos são consumidos em todo o Brasil, e em mais de 60 países em todo o mundo.
                                              

ü  Pontos positivos (vantagens)

Uma das maiores vantagens da marca Marilan é a sua ótima distribuição e seu valor agregado, ressaltado em um estudo da Brand Footprints, realizado pela Kantar World Panel, demonstrando que a marca subiu cinco posições no ranking e atingiu o 21º lugar eleita, em 2017, como uma das marcas de biscoitos mais consumida no mercado brasileiro. ​

ü  Pontos negativos (desvantagens):

Por outro lado, a maior desvantagem da marca Marilan reside em sua pouca propaganda e divulgação. Além da falta de promoção e destaque no mercado e da falta de utilização do ambiente virtual e, se afastando cada vez mais da geração Z.

ü  Propaganda utilizada

A marca Marilan não possui alta utilização de propagandas, além de postagens menores em redes sociais e certas propagandas televisivas, muitas vezes ligadas a datas sazonais ou comemorativas.

ü  5º Concorrente: Mabel

Outro concorrente notável é a marca de biscoitos Mabel atuando com biscoitos, crakers, biscoitos tradicionais, maisena, recheados, roscas, sequilhos e Waffers.

ü  Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.

Em média, os preços dos produtos da Marilan estão entre R$5,50 a unidade de rosquinhas, enquanto o preço de biscoitos, maisenas e sequilhos são em média de R$4,40. Seus principais pontos de vendas são encomendas por telefone e por lojas que distribuem seus produtos. A empresa possui uma unidade em Goiás, Goiás, e outras três fábricas, no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.


ü  Pontos positivos (vantagens):

Seu principal ponto forte se localiza no conhecimento pleno de seu público alvo, além de buscar qualidade e preço que estará impregnada na vida de seus consumidores.

ü  Pontos negativos (desvantagens):

A maior desvantagem da marca Mabel é seu pouco investimento em propagandas e nenhuma publicação em mídias sociais, tendo investimento praticamente nulo em campanhas promocionais, além de pouca utilização do ambiente virtual, e pouco, se não nenhum, apego ao público juvenil e adolescente.

ü  Propaganda utilizada

Grandes partes dos meios de propaganda da Mabel se localizam em redes televisivas, tendo pouca utilização de redes sociais, como destacadas acima, existem poucas campanhas promocionais, a maioria ligada a eventos ou comemoração da empresa, como a campanha de comemoração de 65 anos da Mabel, lançando duas grandes novidades: a linha Delícias Caseiras, com os sabores Broa de Milho e Bolinho de Chuva, e a linha Grano, com rosquinhas nos sabores Leite e Coco. 

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