CENTRO PAULA SOUZA
ETEC PROF. JOSÉ SAINT’ANA DE CASTRO
Curso Técnico em Marketing
Isabela Giovani
Marcela Belfort
Matheus Andrade
Polyana Bueno
Savio Lopes
Briefing:
ü
Cliente:
A Bauducco é uma empresa
tradicional, tendo como público alvo a família, atingindo, em média,
está incluídos homens e mulheres, com idade de 20 a 70 anos, das classes A, B,
C. Atualmente a empresa está dando grande foco ao público jovem, através do
ambiente virtual. De uma maneira
geral, o público alvo da Bauducco não se restringe a uma faixa etária, seus
produtos são destinados a todos os públicos.
Segundo a premiação do Top
of Women, prêmio precedido por um estudo que aponta as empresas preferidas do
público feminino brasileiro, a Bauducco se localiza em terceiro lugar no
ranking de alimentação. Utilizando mídias digitais, em parceria com a Snickers,
a Bauducco lançou um novo produto para alcançar o público jovem, em um post fake nas redes sociais, que auxiliou a
aumentar cerca de 12% em vendas, mais de 870 mil interações no Facebook,
crescimento de 245% em buscas no Google e mais de R$ 6 milhões em mídia
espontânea.
ü
Produto:
Em sua linha de Natal, o
maior ícone é o tradicional panettone, enquanto sua de
Páscoa inclui biscoitos especiais, como o creamy cookie e Colombas.
No
segmento de mercado de foodservice, a Bauducco possui produtos práticos e de
alta qualidade, incluindo Wafers, amanteigados, maizena, barrinhas, cookies,
bolinhos, torradas e salgados. Em um levantamento do prêmio Top of Wellness,
conduzido pelo Grupo Abril, a empresa é apontada como a marca favorita dos
brasileiros na categoria Café da manhã.
ü
Responsável:
1)
ANUNCIANTE
Como já descrito anteriormente,
a Bauducco é líder de mercado em segmentos de
produtos forneados e uma das
empresas mais queridas do Brasil.
Sua história se iniciou em 1948
quando o representante comercial Carlo Bauducco chegou ao Brasil e em 60 de
história se tornou o que é hoje, como demonstra seu breve histórico, descrito no
site oficial da Bauducco.
A) Breve
histórico da empresa
1948

1952
Com
o fim da lei que obrigava estrangeiros a terem sócios brasileiros, a família
finalmente pôde abrir a sua própria doceira no bairro do Brás. Foi lá que o Sr.
Carlo, a Dona Margherita e o jovem Luigi criaram o primeiro Panetone Bauducco.
1962
Dez anos depois, os negócios não paravam de crescer. Com pedidos vindos
de todo o país, a Bauducco inaugurou a sua primeira fábrica em Guarulhos–SP.
1965
Até essa data, os Panetones eram embalados à mão com papel de seda.
Bonitos, mas pouco práticos. Sr. Carlo, então, criou as icônicas embalagens em
caixinha.
Imagem 01. Exemplo das Primeiras embalagens em
caixa dos panetones Bauducco
Fonte.
Bauducco.com (2019)
1972
As primeiras campanhas publicitárias da Bauducco foram veiculadas na TV.
Os filmes mostravam o Sr. Bauducco com seu filho, preparando receitas
deliciosas para todos os parentes. A mensagem é verdadeira: tudo o que a
Bauducco faz é de coração.
1978
Massimo criou o Chocottone para um projeto da faculdade. Sr. Carlo, seu
avô, foi convencido de que a ideia era fantástica e decidiu materializá-la.
Juntar Panetone com chocolate não tinha como dar errado.
1979
Quando o primeiro Panetone Bauducco chegou de navio aos Estados Unidos, a
Bauducco conquistou as Américas. Era questão de tempo até a tradição do Natal
se espalhar pelo mundo.
1990
No começo dos anos 1990, a demanda por Panettones e o sucesso de novos
produtos fizeram a Bauducco abrir a sua segunda fábrica. No final da década,
foi criada a identidade visual vermelha e amarela, hoje característica da marca.
2012
A Casa Bauducco surgiu em 2012, com a ideia de ter a alma de um negócio
familiar: Panetones especiais, foccacias, brownies, biscoitos feitos
artesanalmente, com ingredientes cuidadosamente selecionados.
2014
A Bauducco lança sua marca de produtos integrais: a Cereale. Feita com
cereais integrais e ricas em fibras, a linha Bauducco Cereale.
2017
Em 5 anos, a rede de lojas Casa Bauducco chegou a 49 unidades. Lojas Casa
Bauducco nos estados de SP, RJ, PR, MG, GO, DF, ES, SC, RS. Loja Bauducco nos
estados de SP e MG. Atualmente, a empresa atua em mais de 50 mercados, entre
eles os Estados Unidos.
B) Composição
industrial do produto (matéria-prima).
As principais composições dos produtos da Bauducco se caracterizam pela
seleção dos ingredientes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/C/o/AHKG6vRfqZ8VM6BDGp6g/panettone-2017-10-31-132a9419-fabio-tito-g1.jpg)
As frutas cristalizadas (que são laranja, mamão e cidra) já chegam à
linha de produção picadas e na porção exata para serem adicionadas a cada
receita.
Além disso, todos os lotes de farinha que chegam à fábrica (às vezes, um
caminhão leva mais de um lote) têm uma amostra retirada para testes.
Em laboratório, são verificadas a força e a elasticidade da farinha, por
exemplo. Só entra na fábrica o produto que estiver dentro do padrão de
qualidade, segundo a própria Bauducco em uma entrevista a portal G1.
A massa dos produtos levam basicamente farinha, ovos, manteiga, açúcar,
água e fermento natural. Segundo a Bauducco, é o fermento (chamado de massa
madre) o segredo do seu produto. Trata-se de uma massa viva, alimentada
constantemente e manualmente com farinha e água. Sua base é a mesma há 65 anos
e foi trazida de navio de Turim, na Itália, pelo Sr. Bauducco.
Dentro de um grande "tonel" metálico, a amostra de fermento é
misturada a mais farinha, ovos e açúcar. A mistura é então despejada em um
grande recipiente de plástico com rodinhas e vai para uma "sala de
descanso", uma espécie de estufa, para crescer, num processo de
fermentação natural.
A massa já crescida é então depositada no tacho de uma batedeira gigante.
Nesta etapa, recebe mais farinha, água (que desce por canos), manteiga e é
misturada. Tudo é dosado automaticamente e a proporção de cada ingrediente,
claro, é secreta.
Nesta etapa, a massa recebe então as frutas cristalizadas e, na
sequência, as uvas passas. As frutas são depositadas manualmente e já vêm num
recipiente que contém a quantidade exata necessária para cada receita.
Do funil, a massa vai para uma máquina onde é cortada na porção exata de
cada produto. Elas são levadas até um ambiente onde ficam para descansar
novamente e crescer mais um pouco, a câmara de fermentação.
Depois de crescido, os produtos seguem para o forno. Já assado, o
panetone segue por uma esteira até a linha de embalagem. Os saquinhos plásticos
que envolvem o produto ficam empilhados e são separados e abertos
mecanicamente.
Imagem
02.
Porções da "massa madre" usada na fabricação do panetone da Bauducco
C) Política
de vendas da empresa (prazos, descontos e promoções).
A Bauducco, com base nas práticas da “boa conduta” prescritos no Código
de Conduta Ética da Pandurata Alimentos, busca o constante aprimoramento dos
seus processos e produtos, utilizando as mais modernas práticas para a obtenção
dos melhores padrões de qualidade, dos menores custos de produção, em face de
concorrência, o menor impacto ambiental e, por conseguinte, da satisfação dos
clientes.
Os requisitos e as expectativas dos Clientes devem ser considerados, e
todos aqueles que forem acordados devem ser rigorosamente cumpridos. A Bauducco
não discrimina Clientes, seja por origem, porte econômico ou localização.
No entanto, reserva-se o direito de encerrar qualquer relação comercial
sempre que seus interesses não estiverem sendo atendidos ou, ainda, quando o
relacionamento representar risco legal, social ou ambiental.
Cada produto deve seguir rigorosamente as exigências regulamentares e
legais do mercado alimentício. É proibido fazer pagamentos impróprios a
qualquer pessoa com o intuito de facilitar a venda de nossos produtos ou
serviços, mesmo à custa de perdermos oportunidades de negócios.
É de nossa responsabilidade a confidencialidade das informações sigilosas
a nós repassadas por nossos Clientes e Parceiros.
ü
Indicação do nome do
produto, serviço, marca ou empresa;
A empresa possui o nome de Bauducco graças ao sobrenome do fundador, Carlo
Bauducco.
ü
Categoria (tipo de
produto ou serviço - ramo de atividade ou negócio);
A Bauducco atua no ramo alimentício, na produção de produtos forneados,
como panetones, colombas, torradas e biscoitos.
ü
Local, forma e
frequência de uso do produto, serviço ou marca;
Foi em 1979 que o primeiro carregamento de
panetone embarcou de navio rumo aos Estados Unidos. Mas foi a partir de 2000
que a Bauducco começou uma forte expansão internacional para vários países ao
redor do mundo. Porém, a grande sedução vem do mercado americano. Lá, a empresa
inaugurou em 2005 uma subsidiária, a Bauducco Foods, responsável pela
coordenação de oito distribuidores locais. O principal objetivo é atender as
grandes redes de supermercados americanas. A Walmart fechou um contrato para
abastecer suas lojas da Flórida. Também é possível encontrar torradas,
biscoitos e panetone Bauducco na Walgreens, maior rede de lojas de farmácia e
conveniência do país. A menina dos olhos da família, porém, é o contrato com a
Target, segunda maior empresa de varejo dos Estados Unidos. A Bauducco foi à
primeira marca brasileira a ocupar espaço nas gôndolas deste gigante. Outra
subsidiária foi inaugurada na Argentina. Em 2012 a marca resolveu ingressar no
segmento de varejo com a inauguração da primeira Casa Bauducco, em São Paulo.
Apenas a venda de itens exclusivos e diferenciados como deliciosos e
irresistíveis pães, biscoitos, cookies, panetone, crostatas e toda uma linha
especial de produtos fabricados com o carinho da Bauducco. A empresa
comercializa seus produtos através de 150 mil pontos de venda no Brasil.
Atualmente a Bauducco possui cinco fábricas (localizadas em São Paulo, Minas
Gerais e Alagoas), com capacidade para produzir mais de 200.000 toneladas
anualmente, e sete centros de distribuição, empregando 3.500 funcionários. Os
produtos da marca são vendidos em 50 países, entre os quais Estados Unidos,
Japão, Portugal e Argentina. As exportações representam hoje 15% do faturamento
da empresa.
ü
Embalagens (tipo de
material, peso, conteúdo, formatos, etc);
ü
Preços praticados
(revendedor/consumidor);
ü
Onde o produto pode
ser encontrado (Distribuição/Pontos-de-venda);
Supermercados, Atacados, Casa Bauducco, Lojas Bauducco, entre outros.
ü
Imagem do produto no
mercado;
ü
Pontos positivos
(vantagens);
Entre os principais pontos positivos da Bauducco se encontram uma grande
linha de produtos, desde Torradas, Wafer, Cookies, Bolos, Wafer, entre outros.
Além disso, uma das características principais da Bauducco é sua grande
busca na abrangência a todos os tipos de públicos, desde o público infantil ao
idoso, buscando atender, também, a diversas classes sociais.
Outra grande vantagem está no fato da Bauducco ser líder de mercado em segmentos de produtos forneados, possuindo
uma linha de produção capaz de produzir em altas quantidades, chegando, diariamente a cerca de 23 milhões de biscoitos.
Mas seu maior ponto forte, e o que faz a marca ser o que ela se tornou
hoje, residem no tratamento ao cliente. Um fato que ilustra a boa vontade da
Bauducco aos seus clientes é o caso dos waffers quebrados
Esse caso ocorreu ao lado da fábrica, em Guarulhos, em uma loja para
venda dos produtos da marca. Alguns desses são refugos do padrão de qualidade,
geralmente por problemas na embalagem ou quebra, mas que são bons para consumo
mesmo assim.
Esses produtos eram vendidos com um valor residual, em uma embalagem
genérica. Um dia, eu estava na loja quando chegou uma senhora pedindo o “saco
grande de waffers quebrado”, produto que normalmente era comercializado como
aproveitamento de produção fora do padrão.
Ela era uma doceira da região e utilizava esses biscoitos para baratear
as suas receitas. Por uma melhoria técnica nos equipamentos e processos de
fabricação, não tinha mais disponível essa versão, ou seja, não havia mais
perdas de produção.
Ela, muito triste, pediu uma solução, pois isso iria inviabilizar a sua
fonte de renda. Ligaram para o Sr. Luigi Bauducco, pai do Massimo, que ficava
no prédio ao lado e na mesma hora a sua orientação foi “Quebrem na fábrica os waffers
e voltem a oferecer essa opção!”.
Isso deve ser um dos maiores exemplos de como entender e atender um
cliente.
ü
Pontos negativos
(desvantagens);
As principais desvantagens da Bauducco se caracterizam pelo alto nível de
queda de vendas de seus produtos gerais em épocas sazonais, tendo seu foco
maior destinado apenas a Colombas e Panetones.
Outra desvantagem corresponde está no foco que a empresa dar a produtos
sazonais, sendo que épocas não sazonais (que não se caracterizam por feriados),
os produtos da Bauducco possuem baixo índice de vendas e procura na mídia
digital.
Por fim, outro ponto fraco perceptível se localiza em diversos segmentos
de panetones, que possuem um preço bem maior do que em outros países, afastando
diversas pessoas da marca pela falta de produtos acessíveis.
ü
Principais
características diferenciadoras da concorrência;
Entre suas principais características que diferenciam a Bauducco da
concorrência está localizada em seu Crescimento econômico no mercado
alimentício, além do elevado crescimento no marketing digital da empresa, algo
que diversas empresas na área de forneados nacionais
não utilizam.
Mas sua grande característica, que atrai seu
público mais antigo é o conceito de fabricação de produtos caseiros,
além da fermentação natural dos panetones e alta qualidade dos produtos.
ü
Situação atual do
anunciante - problemas x oportunidades
Foi em 1979 que o primeiro carregamento de
Panetone embarcou de navio rumo aos Estados Unidos. Mas foi a partir de 2000
que a Bauducco começou uma forte expansão internacional para vários países ao
redor do mundo. Porém, a grande sedução vem do mercado americano. Lá, a empresa
inaugurou em 2005 uma subsidiária, a Bauducco Foods, responsável pela
coordenação de oito distribuidores locais. O principal objetivo é atender as
grandes redes de supermercados americanas. A Walmart fechou um contrato para
abastecer suas lojas da Flórida. Também é possível encontrar torradas,
biscoitos e panetone Bauducco na Walgreens, maior rede de lojas de farmácia e
conveniência do país. A menina dos olhos da família, porém, é o contrato com a
Target, segunda maior empresa de varejo dos Estados Unidos. A Bauducco foi à
primeira marca brasileira a ocupar espaço nas gôndolas deste gigante. Outra
subsidiária foi inaugurada na Argentina.
ü
Propagandas e
campanhas anteriores
1) PÚBLICO-ALVO
ü Perfil
do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade, etc.);
Como já descrito anteriormente, a Bauducco é uma empresa
tradicional, com seu principal público-alvo sendo a família, algo destacado por
seu slogan: “Da família Bauducco para a sua família”, não se restringindo a uma
faixa etária única, buscando sempre novas estratégias para alcançar todos os
públicos.
Atualmente, seu maior alcance se localiza entre homens e
mulheres, de 20 a 60 anos, da classe A, B e C, normalmente se caracterizando
como uma marca favorita entre pais de família e aposentados. No segmento
feminino, é possível observar que a Bauducco se encontra como uma das marcas prediletas,
sendo destacada na premiação do Top of Women, que aponta as empresas preferidas
do público feminino brasileiro, demonstrando que a Bauducco também possui
grande alcance no público feminino de 20 a 40 anos, localizando-se em terceiro
lugar no ranking de alimentação.
No segmento de juvenil, a Bauducco aposta em jovens de 12
a 21 anos, principalmente estudantes, também de classe média, que se utilizam,
constantemente de redes e mídias digitais. Uma pesquisa realizada pela Kantar
Millward Brown apontou que, entre o público jovem, a Bauducco constou com 33%
de popularidade na categoria de biscoitos e forneados. Conforme descreveu André Britto,
diretor de marketing da Bauducco em uma entrevista ao site EXAME, a empresa
busca ter 25% do seu crescimento puxado pelo
público jovem, que hoje lidera as vendas do portfólio de biscoitos da
fabricante. Ainda na entrevista, o diretor de marketing, demonstrou o grande
foco em redes sociais que a empresa está buscando atingir, investindo 100% em
médias digitais, demonstrando que outra grande parte do foco é nos públicos
alvos jovens que se utilizam em demasiado o ambiente virtual.
Um caso de sucesso que ocorreu em 2018 da Bauducco no
segmento juvenil, que aumentou as vendas de Colomba Pascal em cerca de 12% foi o
anúncio de um produto em um post fake nas redes sociais da Bauducco,
apresentando o Colomba Pascal® com 200% mais
uvas passas, seguindo um tom de brincadeira e jovial, carregados de memes. O
resultado dessa estratégia foi mais 870 mil interações no Facebook e
crescimento de 245% em buscas no Google do aumento de 12% em vendas.
Imagem 03. Estratégia no
Facebook com o produto Colomba Pascal com 200% mais passas.

Fonte: Facebook Bauducco (2018)
ü Hábitos
e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra,
quantidade comprada, preferências por sabores, etc.);
De acordo com uma pesquisa proporcionada pelo Google Trend, o crescimento
de buscas e compras online, que remetem ao termo Bauducco, possui um
impressionante pico de popularidade em Dezembro de 2018, demonstrando a época
de maior interesse do público pela Bauducco, destacando temporadas sazonais,
principalmente o Natal, como pode ser vista na imagem abaixo.
Imagem 04. Níveis de pesquisa
com o termo Bauducco, entre 2014 a 2019.

Fonte: Google Trend (2019)
Ainda de acordo com a imagem, pode se observar que o grande período de
compras da empresa parte de épocas sazonais, como Natal e Páscoa, mas a maior
parte de procura no natal, época onde aumenta esporadicamente o número de
vendas em Panetones. De acordo com seu portfólio oficial de 2018, o produto
mais vendido da empresa é seu tradicional Panetone que, de acordo com os dados
levantados, cerca de 97% da população brasileira conhecem e cerca de 91% de seu público consumiram no último ano.
ü Razões
de compra do produto (Racional/Emocional):
Como
visto na pesquisa de Top of Mind de 2016, a Bauducco ficou em primeiro lugar no
segmento de Panetones com 45% das menções dos entrevistados. Como
destaca o ex-diretor de marketing da Bauducco, Marcello Gelo, a Bauducco é a
principal marca de panetone do Brasil, com cerca de 50% do mercado.
De acordo com esses dados
é possível verificar a grande influencia que a marca de Panetones Bauducco
possui no imaginário público.
Imagem 05. Bauducco
no Top of Mind, com 45% de menções.

Fonte: Folha de São Paulo (2016)
Por mais que seja a mais consumida
e lembrada pelos consumidores, certos segmentos de Panetones Bauducco estão
entre os mais caros do mercado, sendo mais mencionada entre as classes A/B
(63%), entre os mais ricos (69%) e, principalmente, no Sudeste (62%). A Bauducco é uma das principais empresas que o consumidor lembra no setor
de panetones, isso ocorre graças a sua valorização no mercado, através de
diversas propagandas, adentrando no imaginário do público, gerando um apego
emocional no público, mesmo não sendo uma das marcas mais baratas do mercado.
O
público alvo da empresa normalmente conta com consumidores mais emocionais, por
esse motivo grande parte das propagandas da Bauducco, normalmente com cantores
em alta, como é o caso recente da maior promoção da história da Bauducco com o Show
da Sandy & Junior, sempre focando em questões emocionais e na família.
2) CONCORRÊNCIA
ü
1º
Concorrente: Mondelēz
O maior concorrente da Bauducco no ramo de biscoitos. Construindo a
imagem de melhor empresa de snacks do mundo, a Mondelēz Internacional é líder
mundial em biscoitos, chocolates, balas e bebidas em pó em mais de 160 países,
carregando no Brasil marcas de biscoitos concorrentes a Bauducco como os
biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas.
ü Preços
praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.
A Mondelez é nº1 em vendas de biscoitos, chocolates, chicletes e bebidas
em pó, se tornando um grande desafio para a Bauducco na área de biscoitos.
Entre os preços praticados dessa área, temos a média de a unidade de
biscoito Oreo, sendo com preço médio de R$3,00 a R$5,00 enquanto os biscoitos
Club Social e Trakinas possuem em media R$3,00 e R$2,00 respectivamente.
A Mondelez também atua, fortemente, no ambiente virtual, contando,
atualmente, com duas plataformas de vendas online - a loja Lacta e a Loja
Mondelez, focada para vendas a lojas, vendendo produtos também através de encomendas
e em lojas de varejo.
Os métodos de promoções mais utilizados pela empresa se caracterizam por
estratégias voltadas a experimentação, com diversas ações em principais redes
varejistas do país, além de forte divulgação nas redes sociais e nos pontos de
vendas com materiais exclusivos, além de sorteios semanais, em alguns casos.
De acordo com uma entrevista feita ao blog “Mundo do Marketing”, a
Mondelez Brasil ressaltou que muitas de suas estratégias de marca são a mesma
para todo o país, mas em alguns casos utilizam linguagens totalmente
customizadas para atingir o mercado local.
ü Pontos
positivos (vantagens)
Entre os principais pontos fortes da Mondelez, o fato de ser uma marca
dominante é uma das maiores, além de ser uma das mais conhecidas do mercado na
área de snacks (lanches em uma tradução literal).
Outra grande vantagem condizente a empresa está em suas marcas e
categorias, extremamente atrativas no mercado.
Entre outras vantagens, a Mondelez se destaca como a empresa do segmento
de snack mais bem avaliadas entre as 50 melhores colocadas do ranking Love
Mondays de 2017, como uma das empresas mais amadas pelos seus funcionários.
Ainda nesse estudo, a diretora de RH da Mondelez Brasil, descreveu a
flexibilidade como um dos maiores pontos forte da empresa.
ü Pontos
negativos (desvantagens)
Embora a Mondelez
tenha uma excelente equipe de administração, a execução não tem sido
boa. Em particular, a Mondelez Brasil foi prejudicada por erros em preços,
gerando pouco lucro graças a preços maiores e procuras menores que o esperado,
fato que acaba causando, em alguns casos, facilidade aos rivais com menor custo
conseguirem ter maior alcance a esse segmento do mercado.
Além disso, suas
vendas de chicletes, que juntamente com doces representa cerca de 15% do mix de
vendas, tem sido um ponto fraco persistente para a Mondelez, com a empresa
experimentando grandes quedas de volume.
ü Propaganda
utilizada
Grande parte das propagandas
utilizadas em planos de mídia da Mondelez Brasil focam, normalmente, com
veiculações em TV, ações em redes sociais e mídias digitais, exposições em
mobiliário urbano, além de merchans em programas de TV como Pânico e programa do
Porchat.
ü 2º Concorrente: Adria
Adria
ü
Preços praticados,
distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.
Há diversos produtos da Adria, e entre eles
temos as tortinhas (Biscoito) que o preço vai de R$1,99 até R$2,90. A bolacha
Creme cracker vai de R$1,89 até R vc2,29, enquanto a média de preços da torrada
varia R$2,75 á R$2,85. Além disso, a Adria vende vários tipos de biscoitos, que
podem ir de R$1,79 á R$3,39.
Todos esses produtos normalmente são enviados
para estabelecimentos como supermercado, comércios, lojas entre outras que
vendem alimentos.
Ela tende a promover o produto dela ao público
infantil, como bolacha e biscoitos, desenhos famosos ou criados por ela para
colocar estampado no pacote dos produtos para chamar a atenção das crianças,
sem contar com campanhas também, e o publico adulto, principalmente feminino,
com suas receitas no site disponíveis a todos.
Sem contar que ela está presente na maioria das
redes sociais, como facebook, instagram e youtube se mantendo atualizada para
saber mais sobre seus consumidores e divulgação.
ü
Pontos positivos
(vantagens): A Adria está vinculada com o público jovem e com o público adulto por
ser uma marca de produtos como macarrão , e sobre o público jovem, a Bauducco quer
conquistar, então a Adria está mais ligada no público jovem que a Bauducco que
está reconquistando
ü
Pontos negativos
(desvantagens)
O site dela não é muito personalizado, faltando mais criatividade
na página, pois não chama atenção, e ela tem problemas relacionados a produtos
com defeito e com a devolução.Ela também
perde no número de inscritos no YouTube, pois a Bauducco ganha
ü
Propaganda utilizada
A Adria trabalha nas suas propagandas que o produto dela é um pequeno
detalhe, mas que detalhes mudam tudo, querendo mostrar que seu dia pode ser
mais feliz com os pequenos detalhes que são os produtos dela, e na propaganda
ela tenta atingir todo o publico, desde criança até idosos, com produtos de
biscoito á lasanha, que passa mais na tv, e que na internet ela é focada com
campanhas
ü 4º
Concorrente: Marilan
Um dos concorrentes é Marilan, uma empresa multicategoria, atuando em
Biscoitos, Torradas, Chocolates e Snacks. Sua linha de produtos compõe-se de
mais de 100 itens, entre biscoitos Salgados, Doces, Amanteigados, Rosquinhas,
Recheados, Infantis, Wafers, Moldados Especiais e Cookies.
ü Preços
praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.
Em média, o preço dos produtos da Marilan está entre
R$4,00 a unidade de biscoitos Marilan, enquanto os recheados possuem uma média
de R$12,00.
Seus principais pontos de vendas são encomendas por
telefone e por lojas que distribuem seus produtos. Sua fábrica fica localizada
em Marília, mas os biscoitos são consumidos em todo o Brasil, e em mais de 60
países em todo o mundo.
ü Pontos
positivos (vantagens)
Uma das maiores vantagens
da marca Marilan é a sua ótima distribuição e seu valor agregado, ressaltado em
um estudo da Brand Footprints, realizado pela
Kantar World Panel, demonstrando que a marca subiu cinco posições no ranking e
atingiu o 21º lugar eleita, em 2017, como uma das marcas de biscoitos mais
consumida no mercado brasileiro.
ü Pontos
negativos (desvantagens):
Por outro lado, a maior desvantagem da marca Marilan reside em sua pouca
propaganda e divulgação. Além da falta de promoção e destaque no mercado e da
falta de utilização do ambiente virtual e, se afastando cada vez mais da
geração Z.
ü Propaganda
utilizada
A marca Marilan não possui alta utilização de propagandas, além de
postagens menores em redes sociais e certas propagandas televisivas, muitas
vezes ligadas a datas sazonais ou comemorativas.
ü 5º
Concorrente: Mabel
Outro concorrente notável é a marca de biscoitos Mabel atuando com
biscoitos, crakers, biscoitos tradicionais, maisena, recheados, roscas,
sequilhos e Waffers.
ü Preços
praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.
Em média, os preços dos produtos da Marilan estão
entre R$5,50 a unidade de rosquinhas, enquanto o preço de biscoitos, maisenas e
sequilhos são em média de R$4,40. Seus principais pontos de vendas são
encomendas por telefone e por lojas que distribuem seus produtos. A empresa
possui uma unidade em Goiás, Goiás, e outras três fábricas, no Rio de
Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.
ü Pontos
positivos (vantagens):
Seu principal ponto forte se localiza no conhecimento pleno de seu
público alvo, além de buscar qualidade e preço que estará impregnada na vida de
seus consumidores.
ü Pontos
negativos (desvantagens):
A maior desvantagem da marca Mabel é
seu pouco investimento em propagandas e nenhuma publicação em mídias sociais,
tendo investimento praticamente nulo em campanhas promocionais, além de pouca
utilização do ambiente virtual, e pouco, se não nenhum, apego ao público
juvenil e adolescente.
ü Propaganda
utilizada
Grandes partes dos meios de propaganda da Mabel se localizam em redes
televisivas, tendo pouca utilização de redes sociais, como destacadas acima,
existem poucas campanhas promocionais, a maioria ligada a eventos ou
comemoração da empresa, como a campanha de comemoração de 65 anos da Mabel, lançando duas grandes novidades: a linha
Delícias Caseiras, com os sabores Broa de Milho e Bolinho de Chuva, e a linha
Grano, com rosquinhas nos sabores Leite e Coco.
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